sexta-feira, 27 de maio de 2011

SUGESTÃO PARA POUPAR DINHEIRO NÃO USE ADITIVOS, USE ÓLEO ALIMENTAR

Quinta-feira, 26 - Tal como fez Diogo Cão há uns anitos atrás, acabámos de «dobrar» o Cabo Bojador, ou Boujdour, como lhes chamam os marroquinos. Fizeram-se as fotos da praxe, junto da réplica do padrão que assinala a presença lusitana por estas paragens. Um monumento infelizmente que se vai degradando, sem que nenhuma das nossas autoridades culturais com isso se preocupe. Também não é de estranhar, tamanho é o hábito de vermos a nossa História ser apagada tão facilmente nestas e noutras paragens.

Chegámos aqui após mais de 800 km percorridos, sem que - que o diabo seja cego, surdo e mudo - tivesse ocorrido qualquer tipo de incidente, a não ser a bagatela que se pagou pelo almoço - uma fritada de peixe fresquinho - logo colmatada pela roubalheira que sofremos ao jantar.
Durante o percurso, pouco houve a registar, a não ser o cuidado que tivemos de ter com os dromedários que atravessam a estrada sem aviso e, ainda por cima, fora das zebras. Questões de bicharada...
Mas aprendemos mais uma forma de poupar dinheiro. Estávamos a atestar de combustível e, ao nosso lado, um jipão marroquino, dos modernos, não daqueles que se arrastam por aqui,  fazia o mesmo.  De súbito reparámos que o condutor despejava no depósito do gasóleo o conteúdo de uma garrafa de plástico. Que nos pareceu muito similar às que, em nossas casas, costumam estar cheias de... óleo alimentar.
Aproximámo-nos e - surpresa - esta também era de óleo alimentar.
Mas metes óleo alimentar nisso? Claro - foi a resposta. Faz o mesmo que um qualquer aditivo e é muito mais barato. Aqui todos fazem isso.
Ora, sabendo nós o preço dos aditivos entre nós, aqui fica uma boa dica para poupar umas massas - vá à mercearia e antes de atestar o depósito com gasóleo, atire lá para dentro com um litro de óleo de girassol. Pode não fazer bem, mas mal também não faz. E sai-lhe mais barato.


(Texto: Eládio Paramés)

2 comentários:

  1. Paramés, se a ideia pega, rapidamente vamos ter impostos especiais sobre o óleo de girassol. E aí, não sei se não teremos que fritar em gasóleo ........ o peixe ou alguém!
    Abraços e boa viagem!

    ResponderEliminar
  2. UAU!!!!
    BOA VIAGEM e menos avarias!!
    Beijos

    ResponderEliminar